top of page
  • Cláudio Taffarel Fogliato

3 Motivos para contratar LEGALMENTE uma contabilidade digital

Atualizado: 29 de jan.

Não há como negar que a evolução das tecnologias transformou e revolucionou diversas áreas de atuação. Um dos melhores exemplos disso é a contabilidade, que, com o decorrer do tempo, foi digitalizada e automatizada em prol de processos mais práticos e certeiros. Porém, é importante mencionar que nem todos os escritórios adotaram essa nova maneira de exercer a profissão, com muitos ainda trabalhando da maneira antiga, com papeladas e longos períodos de espera. Por isso, hoje viemos trazer 3 motivos para você contratar legalmente uma contabilidade digital!

Através de processos como automação, uso de alguma plataforma Nuvem, Machine Learning, videochamadas, entre outros, o atendimento, a realização dos deveres e a comunicação com o cliente fica muito mais eficiente. Essa praticidade é crucial, pois, de acordo com pesquisas, o tempo investido na manutenção de questões tributárias chega à 1.958 horas (quase 250 dias de trabalho). Ao analisar informações como essa levando em conta que todos os modelos empresariais (com exceção de MEIs) são obrigados por lei a ter um contador, fica claro como a contabilidade digital é a chave para alcançar o sucesso. Preste atenção nesses motivos:

Eficiência

Por ser uma área que trabalha com muitos números, todos os processos da contabilidade ficam muito mais simples quando auxiliados pelas tecnologias. Contas que anteriormente precisavam ser feitas manualmente usando calculadoras, agora podem ser feitas por softwares, enquanto tarefas repetitivas são assumidas por máquinas, poupando tempo.

Além disso, a adoção desses métodos reduz a possibilidade de erros de maneira significativa, possibilitando ações mais certeiras e menos burocráticas. Assim, erros e dores de cabeça são mais facilmente evitados.

Segurança

Uma das grandes vantagens da contabilidade digital é a segurança providenciada para contador, cliente e até mesmo para os processos. Isso é possibilitado por técnicas como criptografia, e ferramentas para salvar histórico de atividades.

Além de reduzir os riscos de perder dados (eles ficam salvos na nuvem), o uso de plataformas digitais para a contabilidade auxilia na transparência de ambas as partes. Certos softwares permitem que as ações realizadas, bem como quem as realizou, fiquem registradas. Assim, é mais fácil detectar a origem de certas falhas e trabalhar para corrigi-las.

Produtividade

Como já mencionamos, o uso de ferramentas digitais economiza tempo de ambas as partes por automatizar muitos processos. Porém, é importante mencionar que esses períodos então podem ser aproveitados e investidos em outras obrigações, otimizando a produtividade de todos os envolvidos.

Quando analisados diariamente, esses números podem até não parecer muito significativos, entretanto, basta juntar todo o tempo economizado para ver uma diferença mensal ou até mesmo anual. Isso acaba maximizando a eficiência e gerando, a longo prazo, resultados muito melhores.

Conclusão

Agora que já discutimos alguns dos motivos pelos quais você deveria contratar legalmente uma contabilidade digital, vamos para a outra parte importante: qual escolher!

Na hora de selecionar, você precisa ter em mente que realizar os serviços de maneira digital não dá brechas para profissionais negligenciar os clientes e colocar a culpa das tecnologias. Por isso, você precisa optar por um atendimento que tenha responsabilidade e compromisso.

O melhor exemplo disso é a Planexa Contabilidade! Oferecendo serviços digitais através de uma equipe competente e preparada, nós oferecemos atendimento especializado com o foco em áreas específicas, garantindo que todos os compromissos contábeis, por mais exclusivos que sejam, receberam a atenção devida.


Planexa Contabilidade Consultiva e Digital Ltda

CRCSC-010302/O

Responsável Técnico: Cláudio Taffarel Fogliato

Contador – CRCSC-040644/O

Commentaires


bottom of page