top of page
  • Cláudio Taffarel Fogliato

Como a contabilidade ajuda sua empresa a alcançar seus objetivos

Atualizado: 29 de jan.

Todo empreendedor sonha com o sucesso do seu negócio através de um crescimento rápido e descomplicado. Entretanto, isso nem sempre é uma tarefa fácil, já que podem surgir muitos obstáculos relacionados à administração da empresa e dos funcionários, à questão financeira, e a detalhes mais específicos. Mas não há necessidade de se intimidar. Existe uma maneira de facilitar todo esse processo: com uma contabilidade para te ajudar a alcançar todos os objetivos!

Muitas pessoas veem a contratação de serviços contábeis como um luxo que apenas os negócios mais desenvolvidos e economicamente estáveis podem se dar. Porém, não só isso é uma grande ilusão, como também em uma hierarquia de necessidade, seria exatamente o oposto. A contabilidade é muito mais do que pagamento de impostos e outras atividades burocráticas. Inclusive, são as empresas iniciantes que mais precisam, para garantir que o crescimento aconteça sem obstáculos evitáveis, e seguindo as legislações de maneira correta.

Uma das provas disso é o estudo conduzido pelo Sebrae Nacional presente em uma matéria da revista Isto é Dinheiro. Segundo a entidade, a cada 10 MEIs, três encerram suas atividades antes dos cinco anos. Isso acontece porque, se usada do jeito certo, a contabilidade pode ser uma peça fundamental para a tomada de decisões estratégicas, a partir dos conhecimentos financeiros do negócio e análises de viabilidade.

É esse prestador de serviço que vai esclarecer a situação de diversos aspectos da empresa como as áreas:

  • financeira;

  • econômica;

  • patrimonial;

  • gestão de empresas;

  • mercado de seguros;

  • controladoria;

  • perícia.


Essa presença em tantos assuntos importantes faz da contabilidade algo essencial para qualquer negócio que planeja crescer e se estabilizar no mercado de maneira simples. Confira algumas das maneiras como a contabilidade pode te ajudar a crescer no mercado e alcançar os seus objetivos:

Fluxo de caixa

A gestão do que entra e sai do caixa é uma das primeiras preocupações de qualquer pessoa que procura se aventurar no mundo da gestão de empresas. Mas essa não é uma tarefa tão simples quanto parece. Entender um relatório de fluxo de caixa e o que cada informação contida nele significa pode ser bem cansativo.

Essa é justamente a função do contador. Entender, analisar e passar esses dados para o empreendedor. Compreender o que está por trás de todas as movimentações financeiras da empresa ajuda na perspectiva de onde ela pode chegar e a velocidade em que isso acontecerá.

Previsibilidade de crescimento

Abordar a gestão do seu negócio como algo diário é extremamente cansativo e estressante. Para evitar a ansiedade dos imprevistos e problemas inesperados, é ideal criar um planejamento para os meses seguintes, e nesse aspecto a contabilidade também é de grande ajuda. Assim, cada passo é embasado por análises de viabilidade, evitando decisões precipitadas.

Isso permite que ocorra uma avaliação das ações e das metas da empresa, podendo estabelecer caminhos mais fáceis para realizá-las, o que também ajuda a fazer levantamentos do que funciona em termos de marketing e estratégias. Ou seja, diversos aspectos da atuação da sua empresa são beneficiados pela contabilidade.

Planejamento tributário

É óbvio que não poderíamos deixar de mencionar a função mais conhecida do contador. Até porque essa também é crucial para que uma empresa se desenvolva de maneira legítima. Além de ajudar a manter todas as obrigações tributárias em dia, um contador pode te ajudar a recuperar quantias cobradas erroneamente.


Mas por que isso é importante? Estar com os compromissos fiscais em dia não é uma obrigação de todos? Sim! Mas nem todos que estão irregulares com suas obrigações fiscais planejam fazer isso. Até porque se perder no meio das contas e datas e causar algum deslize acidental que atrapalhe o seu negócio é mais fácil do que parece. É por esse motivo que ter uma pessoa encarregada de não deixar isso acontecer é crucial.

Contabilidade segmentada

Não é novidade que diferentes áreas de atuação possuem regras, exigências e destalhes distintos. Assim, contar com uma contabilidade especializada no seu segmento é extremamente útil para que o seu negócio atinja os objetivos estabelecidos.

Todos esses motivos que pontuamos indicam a mesma coisa: que a ajuda contábil certa tem nome: Planexa Contabilidade! Nós contamos com uma equipe competente e preparada para te ajudar em qualquer lugar do país. Tudo isso complementado por um atendimento voltado para áreas específicas. Contabilidade digital e completa é o caminho correto. Venha Inovar você também.


Planexa Contabilidade Consultiva e Digital Ltda

CRCSC-010302/O

Responsável Técnico: Cláudio Taffarel Fogliato

Contador – CRCSC-040644/O


Yorumlar


bottom of page