top of page
  • Cláudio Taffarel Fogliato

Contabilidade Digital para TI, por que é importante?

Atualizado: 29 de jan.

Todos os segmentos de trabalho exigem um bom contador para garantir que as obrigações contábeis e compromissos fiscais estejam em dia. Porém, em Tecnologia da Informação existe uma abertura maior ainda, devido ao fato de essa ser uma área ainda em expansão. Mais essencial ainda é que a contabilidade que atende uma empresa de TI seja digital, afinal, um segmento que trabalha com tecnologia precisa que a sua contabilidade acompanhe essa mesma condição.

Um outro aspecto que faz muita diferença na hora de escolher o contador certo para o seu negócio é a especialização na área de trabalho em que você atua. Isso permite que sua empresa tenha uma vantagem em relação aos concorrentes, além de, é claro, auxiliar com as particularidades do segmento, já que cada um possui legislações e detalhes específicos.

Uma contabilidade bem feita vai garantir a saúde financeira do seu negócio, além de ajudar a crescer, se desenvolver no mercado e tomar decisões. Tudo isso é possibilitado pelo conhecimento dos lucros, despesas, e valores gerais da empresa, ajudando assim a manter a saúde financeira e não dar passos além do que a situação do negócio permite.


Organização financeira e tributária

O primeiro e mais crucial aspecto que toda empresa precisa ter resolvido é a sua questão tributária. Esse gerenciamento é geralmente o motivo que leva à contratação de um contador, já que essa é a função mais básica desse tipo de profissional. Mas isso não significa que todos os escolhidos para essa obrigação a executam bem. Existem diversos casos de empresas prejudicadas por uma escolha mal feita de contador, ao ponto de precisarem encerrar suas atividades.

É por isso que são exigidas muita competência e confiança na hora de selecionar um profissional para desempenhar essa função. A escolha certa gera apenas lucro, pois assegura organização financeira e contábil para o seu negócio. Nesse processo, o contador guia a empresa pelos melhores caminhos, incluindo a realização de obrigações, prevenção de atrasos e restituição de valores em a ver.


Mais praticidade na contabilidade

A contabilidade digital é o futuro da área. Esse tipo de execução vem cada vez mais se popularizando entre os profissionais por conta da sua praticidade em vista de todos os processos geralmente exigidos. A maior vantagem é, sem sombra de dúvidas, a desburocratização.

Isso significa que agora, já não são mais necessárias pilhas e pilhas de papel. Todo o processo foi agilizado graças a essas inovações. Assim, as informações não ficam fechadas apenas ao contador. Pelo contrário, acessá-las ficou muito mais fácil, e pode ser feito por computadores, celular ou tablets.


Contabilidade ajuda na administração

Como falamos anteriormente, um contador conta com uma função básica dentro de um negócio: fazer a organização financeira e tributária. Porém, essa não precisa ser a única tarefa desse profissional. Ele também pode ajudar muito na administração da empresa.

Isso acontece porque a pessoa desempenhando essa função possui uma perspectiva única das oportunidades do negócio. Ao fazer uma avaliação de custos e tendo em mente orçamentos e valores em geral, ele pode sugerir ou aconselhar a tomada de decisões, e essa segunda opinião pode evitar que passos precipitados sejam dados. Dessa maneira, investimentos não precisam ser feitos com medo ou insegurança, pois a viabilidade já foi calculada pelo contador, considerando a situação financeira da empresa.

Tudo isso que citamos, você encontra apenas nos melhores serviços de contabilidade. Afinal, realizar os processos de maneira rápida, prática e digital, com foco especializado em diferentes áreas de atuação não é algo encontrado em muitas empresas. Por isso, a melhor opção é a Planexa Contabilidade! Venha Inovar sua visão de contabilidade você também.


Planexa Contabilidade Consultiva e Digital Ltda

CRCSC-010302/O

Responsável Técnico: Cláudio Taffarel Fogliato

Contador – CRCSC-040644/O

Yorumlar


bottom of page