top of page
  • Cláudio Taffarel Fogliato

Em 2023, chega de erros velhos!

Atualizado: 29 de jan.

Que tal tornar a frase “ano novo, vida nova” uma realidade para o seu negócio? Uma das melhores maneiras de fazer isso é com um serviço de contabilidade! Se até agora você ainda não implementou esse vantajoso serviço na sua empresa, essa é a oportunidade perfeita para fazer isso. Para te ajudar, hoje viemos listar alguns dos erros que uma contabilidade pode evitar, e como você pode deixá-los em 2022 e começar o ano novo em grande estilo!

Um dos grandes problemas dessa área de atuação é que mesmo que pareça mínimo, um errinho tem o potencial para prejudicar muito a sua empresa. O motivo por trás disso é a quantidade de consequências judiciais que estão relacionadas a eles. Assim, é ideal ter cuidado para evitar que eles cheguem a acontecer. Por isso, preste atenção nos seguintes erros e, caso algum deles tenha acontecido no seu negócio em 2022, procure uma solução.

Não fazer um planejamento tributário

Se você acha que é impossível reduzir a quantia paga em impostos sem desrespeitar a lei, saiba que você pode estar gastando dinheiro de maneira desnecessária. Isso porque a realização de um planejamento tributário pode evitar a incidência indevida de impostos, já que ele consiste em uma análise de todas as regras e aproveitamento de possíveis isenções.

Outro benefício do planejamento tributário é o posicionamento empresarial do seu negócio, pois com o levantamento de todos os fatores já mencionados, fica muito mais fácil precificar os produtos/serviços.

Cometer erros com notas fiscais

Para começar, essa é uma parte essencial que deve ser feita com atenção. É através das notas fiscais que acontece a retenção de impostos e documentação de vendas. Se esse processo não for feito, o fisco não recebe todas as informações para realizar a tributação de maneira correta.

Além disso, notas fiscais com dados errados também podem se tornar grandes dores de cabeça, pois é possível que passem como manipulação de dados. Para isso, um emissor de notas fiscais automáticas é de grande ajuda.


Não contar com uma contabilidade de confiança

Todos esses erros mencionados e muitos outros podem ser evitados com a contratação de um serviço de contabilidade para auxiliar com as responsabilidades tributárias e aconselhar na tomada de decisões.

Até porque, diferente do que muitas pessoas acreditam, ajudar na declaração de Imposto de Renda não é a única função da contabilidade. Um contador é acima de tudo um especialista em diversos aspectos trabalhistas, assim como em áreas tributárias e patrimoniais.

Por isso, comece o ano fazendo a escolha certa, e opte pela Planexa! Oferecendo seus serviços de maneira digital e inteligente, com direito a atendimento especializado, essa é a melhor opção para quem busca transformar a sua empresa em 2023.


Comments


bottom of page