top of page
  • Cláudio Taffarel Fogliato

Fator R: uma dica infalível para diminuir a sua tributação como programador

Atualizado: 29 de jan.

Quem trabalha com programação sabe que os impostos podem ser um grande problema, pois tendem a ser altos! Uma verdadeira dor de cabeça, né?


Se você é programador e tem dúvidas sobre como declarar seu Imposto de Renda de uma forma que sobre mais recursos para investir na sua formação profissional, temos uma dica infalível para diminuir a sua tributação: o Fator R.


Já conhecia? Neste artigo vamos explicar mais sobre esse fator e como ele pode ser usado ao seu favor.


O que é o Fator R?


O Fator R é o resultado da relação entre a Folha de Salários e a sua Receita Bruta, que possibilita a redução significativa do pagamento de impostos de um programador. Em outras palavras, é um benefício fiscal que permite a redução da base de cálculo do Imposto de Renda devido.


O Fator R é calculado a partir da divisão entre os valores da Folha de Pagamento/Salários e da Receita Bruta Acumulada, ambos dos últimos 12 meses.


Quer calcular o seu também? Baixe gratuitamente a Calculadora Fator R, através do link abaixo.



Como o Fator R diminui a minha tributação?


A melhor opção para os profissionais da área de programação diminuírem sua carga tributária, é utilizar o Fator R optando pelo Simples Nacional.


O Fator R tem como objetivo estabelecer o Anexo de Tributação, que poderá ser com base nos Anexos III ou V, de acordo com o resultado do cálculo.


Nesse sentido, se o fator for maior ou igual a 28%, a empresa será tributada com base no Anexo III, e se for menor que 28%, a empresa será tributada pelo Anexo V.


Através do Anexo III, aplicável a uma folha de pagamento superior a 28%, a empresa começa pagando 6% sobre o valor da receita mensal, o qual pode aumentar de acordo com o faturamento. Caso a empresa faça parte do Anexo V, onde o percentual dos impostos é maior, ela já começa pagando um percentual de 15,50% sobre o seu faturamento.


No entanto, é preciso ter em mente que o benefício não é automático e que é necessário solicitar a sua aplicação à Receita Federal.


Lembre-se de que se você tiver dúvidas em relação a esse fator, é importante falar com uma contabilidade confiável e especializada, como a Inove.


Entre em contato com a nossa equipe. Ela está pronta para lhe atender!


Planexa Contabilidade Consultiva e Digital Ltda

CRCSC-010302/O

Responsável Técnico: Cláudio Taffarel Fogliato

Contador – CRCSC-040644/O

コメント


bottom of page