top of page
  • Cláudio Taffarel Fogliato

Quais meus direitos pagando INSS?

Atualizado: 29 de jan.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão do governo federal responsável pelo pagamento de benefícios aos trabalhadores brasileiros. Esses podem ser pagos por meio de aposentadorias, pensões ou auxílios à doença. Porém, acaba que muitas pessoas pagam pensando ser uma obrigação que não oferece benefícios em troca. Para esclarecer esse assunto, hoje viemos detalhar para você quais são os seus direitos ao pagar INSS!

Contribuir para a Previdência Social é obrigatório para todas as pessoas que trabalham no Brasil. Este programa garante ao trabalhador a seguridade social, uma vez que as suas contribuições são usadas para pagar benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.

Cada benefício possui uma condição específica. Para ter direito à aposentadoria, por exemplo, o trabalhador deve cumprir um número específico de anos de contribuição, além de atender a outros requisitos, como idade mínima e tempo de serviço. Da mesma forma, para ter direito a um auxílio-doença, o trabalhador deve estar afastado do trabalho por causa de uma doença ou lesão e ter cumprido um período de carência.

Quais os benefícios recebidos ao pagar INSS?

A Previdência Social proporciona aos segurados 9 benefícios para serem desfrutados em diferentes ocasiões. Entre eles estão:

  1. Aposentadoria por tempo de contribuição;

  2. Aposentadoria por idade e invalidez;

  3. Pensão por morte;

  4. Auxílio-doença;

  5. Auxílio-acidente;

  6. Auxílio-reclusão;

  7. Salário maternidade;

  8. Salário família;

  9. Reabilitação profissional.

Como escolher o plano de contribuição do INSS?

Existem dois principais planos: o normal e o simplificado. A diferença entre os dois é o valor da contribuição e alguns dos direitos. No plano normal, existem duas possibilidades de aposentadoria: por tempo de contribuição e por idade. Já no simplificado é possível apenas por idade.

A contribuição do plano normal pode variar entre 20% do salário mínimo (valor mínimo) e 20% do teto da previdência (valor máximo). Já a do simplificado é de 11% do salário

Caso você precise de ajuda para entender um pouco mais sobre o INSS e a previdência Social, ou precisa conhecer melhor os seus direitos relacionados a órgãos como esses, opte por um serviço de contabilidade. A Planexa oferece, de maneira inteligente e digital, tudo o que você pode querer nessa área. Entre em contato conosco e conheça melhor nossos serviços!



Planexa Contabilidade Consultiva e Digital Ltda

CRCSC-010302/O

Responsável Técnico: Cláudio Taffarel Fogliato

Contador – CRCSC-040644/O

コメント


bottom of page