top of page
  • Cláudio Taffarel Fogliato

Qual a diferença entre faturamento e lucro?

Atualizado: 29 de jan.

Faturamento e lucro são termos comumente usados nas áreas de contabilidade e finanças, mas muitas vezes são confundidos. Embora sejam conceitos relacionados, eles são distintos e possuem implicações importantes para a saúde financeira de uma empresa. Para garantir que você não cometa o erro de usar um no lugar de outro, hoje nós viemos explicar as diferenças entre eles.

O faturamento representa a receita total de vendas de uma empresa, enquanto o lucro representa o quanto ela realmente ganha após descontar todos os gastos. É importante entender a diferença entre esses conceitos para avaliar a situação financeira de uma empresa de forma correta e tomar decisões estratégicas acertadas.


O que é Faturamento?

O faturamento é a soma total de todas as vendas da sua empresa durante um determinado período de tempo. Ele é uma medida de quanto dinheiro a empresa está fazendo com vendas e pode ser uma boa indicação do tamanho e da saúde financeira do negócio. No entanto, o faturamento não é necessariamente um indicador preciso da rentabilidade da empresa, pois ele não considera os gastos da empresa.

Esse cálculo é essencial para garantir que não hajam distorções nos impostos pagos pela empresa. Isso, por sua vez, contribui para deixar o nome do negócio limpo na Receita Federal, o que torna o funcionamento como um todo muito mais fácil.


O que é Lucro?

O lucro é a diferença entre o faturamento e as despesas operacionais como salários, impostos, contas a pagar, etc. Calcula-se o lucro somando todas as vendas e subtraindo os custos da empresa. Por exemplo, se uma empresa faturou 100.000 reais em um mês e as despesas e custos foram de 20.000 reais, o lucro da empresa neste mês seria de 80.000 reais.

É esse o valor usado para medir o quão lucrativa é uma empresa e se ela está se saindo bem. Porém, é importante destacar que cada setor do mercado possui uma média de lucro diferente, que precisa ser considerada pelas empresas. Além disso, vale destacar que o lucro não é necessariamente igual ao dinheiro que a empresa pode retirar. Alguns lucros são reinvestidos na empresa para suportar o crescimento futuro.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é faturamento e lucro e como calcular ambos, pode ter uma noção melhor da saúde financeira da sua empresa. Para te ajudar na parte de gerenciamento, é importante que você tenha um profissional da contabilidade ao seu lado.

Além de ajudar com a questão tributária, ele ajuda na questão de fluxo de caixa e identificar o sucesso financeiro de uma empresa. Portanto, se você quer melhorar a sua empresa, entre em contato com a Inove hoje mesmo para mais informações.



Komentar


bottom of page