A medicina é uma das áreas de atuação mais cobiçadas por ingressantes no mundo universitário. Grande parte desse interesse vem da alta demanda por profissionais na área, mas muitos também levam em conta os benefícios financeiros e trabalhistas que essa profissão traz. Entre as vantagens está a opção de trabalhar em um emprego CLT, ou abrir uma empresa e prestar serviços a hospitais e clínicas através dela.
A decisão de qual dos dois seguir está diretamente ligada à necessidade de cada profissional, já que um negócio próprio conta com algumas questões específicas, que mencionaremos neste blog. Porém, isso não muda o fato de que é mais fácil conseguir oportunidades de trabalho, principalmente em plantões, sendo um médico pessoa jurídica, já que a maioria dos lugares que contratam priorizam esse tipo de regime trabalhista por possuir encargos financeiros menores.
É justamente por isso que algumas das empresas criadas para esse propósito são iniciadas por um conjunto de profissionais, para que sempre que o hospital/clínica precise, alguém esteja disponível.
Entretanto, essa não é a única opção, já que há também casos de pessoas que planejam essa jornada sozinhas, oferecendo seus próprios serviços como produto.
Quais as vantagens de se tornar uma Pessoa Jurídica?
Abrir um CNPJ próprio garante diversos benefícios para os profissionais da medicina. Entre eles estão:
Carga tributária menor: ao ser remunerado como Pessoa Jurídica, as taxas de impostos são muito menores do que as cobradas daqueles que desempenham sua profissão como Pessoa Física. Além disso, a remuneração do médico pode ser recebida de maneira parcial como Pró-Labore.
Mais oportunidades de trabalho: como já mencionamos, clínicas e hospitais costumam ter uma preferência por Pessoas Jurídicas ao contratar profissionais para plantões, já que isso garante tributos menores.
Flexibilização da rotina: médicos que trabalham com CNPJ próprio têm o benefício de montar sua própria rotina de atendimentos. Assim, é possível reservar horários para outras atividades como lazer ou estudos, sem ficar preso à rotina.
Rendimento maior: já que não estão ligados a apenas um lugar de maneira fixa, os profissionais da medicina que trabalham como Pessoa Jurídica podem criar uma escala de atendimento variada, aumentando assim o seu faturamento.
Qual a melhor tributação para um Médico Pessoa Jurídica
A essa altura já estabelecemos que exercer a formação em medicina como Pessoa Jurídica poder ser muito positivo, com um dos principais motivos sendo a redução de tributos. Porém, isso não muda o fato de que é necessário realizar uma escolha entre as diferentes opções de tributação.
A maioria dos profissionais que trabalha sem sócios ou companheiros opta pelo Simples Nacional, já que este está mais de acordo com as perspectivas de rendimento da empresa. Mas e os negócios que consistem em mais de um profissional exercendo sua função? Nesse caso, é recomendado que eles escolham o Lucro Presumido, pois seus lucros podem ser mais altos.
Mas essas são duas sugestões baseadas em características mais genéricas. A decisão de qual tributação escolher deve ser feita após uma avaliação cuidadosa que considera mais questões do que apenas o faturamento, levando em conta também as necessidades do profissional, entre várias outras questões. É por isso que essa decisão precisa ser tomada em conjunto com um contador capacitado para garantir que o negócio está funcionando no seu potencial máximo.
Tudo o que foi discutido leva a uma opção ideal para você: a Planexa Contabilidade! Exercemos nossos serviços de maneira digital com competência e eficiência, permitindo que você entre em contato conosco de qualquer lugar do Brasil. Vale lembrar ainda que oferecemos atendimento especializado para diversas áreas de atuação, entre eles para médicos e clínicas.
Não perca tempo ou dinheiro: Venha Inovar!
Planexa Contabilidade Consultiva e Digital Ltda
CRCSC-010302/O
Responsável Técnico: Cláudio Taffarel Fogliato
Contador – CRCSC-040644/O
Comments